Contos

A psicologia intrínseca

“De médico e louco, todo mundo tem um pouco”; A mulher tem muito dos dois. Não desmerecendo os homens, claro… mas desde que nasce, rola uma psicologia em torno da mulher. Tipo comercial Johnson’s Baby: quando nasce um bebê, nasce também uma mãe. A mãe tem que se desdobrar pra entender os problemas dos filhos, saber o que pensam, o que querem, sem que emitam uma palavra.

E depois, é na escolinha: a primeira professorinha, aquela por quem os meninos se apaixonam e as meninas querem ser iguais à ela (depois de sentirem vontade de ser igual à mãe). E a professorinha se desdobra pra entender porque o garoto é atentado e porque a menina chora se o menino chega perto dela. E mais tarde, a menina tem que entender as amigas, entender o mundo, o comportamento das pessoas, pra conseguir viver bem com o pessoal. Já adolescente, passa horas vendo o site da Capricho, Gloss, Todateen, “estudando” o comportamento, tentando entender as pessoas, os amores e desamores, munindo-se da maior quantidade de informações, porque sabe que quando chegar na escola no outro dia, a amiga vai querer chorar no ombro dela, por causa do garoto da outra sala que partiu o coração.

Psicologia consoladora… a gente aprende a ser assim e ter vontade de ser assim. Desde sempre. E às vezes, vira algo nosso, uma necessidade de ser mãe e professora. E psicóloga. Cuidar do amigo, acalentar a amiga. Tentar entender porque o carinha se comporta assim ou assado. E na necessidade de querer entender e ajudar, a gente quebra a cara, o braço, a perna e o coração. Faz tanto pra ajudar, pra entender, pra fazer a pessoa se achar, que quem acaba se perdendo é ela.

Ah… a sina de querer cuidar e entender. Nascer homem deve ser tão mais fácil…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s