Cotidiano

Feminismos + Caminhada + Beatles

feminism-2-e1386764612806

Sim. Feminismo. De acordo com o dicionário, “Movimento iniciado na Europa com o intuito de conquistar a equiparação dos direitos políticos e sociais de ambos os sexos“. Não. Feminismo não é menosprezar o homem. Não é querer ser homem. Não é o oposto de machismo. Já faz um tempo que tenho lido sobre isso. Assistido documentários. Filmes. Entrevistas. Protestos. Etc. E, infelizmente, apesar da luta ser antiga, o cenário não muda. Mulher não pode. Mulher não deve. Não é coisa de menina. O não sempre vem antes de qualquer coisa, quando comparamos coisas que homens e mulheres fazem.

Não sou militante, manifestante. Não vou pra rua. Não queimo sutiã. Não faço topless. Mas isso não faz de mim menos defensora do feminismo. Quebrar tabus. Usar a roupa que eu bem entender. Brincar de carrinho, fazer pipa (sim, já cheguei a ouvir que mulher não sabe fazer pipa). Trabalhar na área que eu quiser. Beijar quem quiser. Sair de casa sem sentir medo. Fazer a caminhada matinal sem ouvir um assovio ou um comentário grosseiro (cantadas agressivas pode ser consideradas assédio). Igualdade entre os sexos não é pedir demais. Ou é?

Ainda ontem li um texto absurdo, sobre analisar uma mulher em dez passos, ou seja, o que uma mulher não (vejam aqui, o NÃO de novo) pode ser, ter ou fazer. Queria que tivesse sido uma piada de mau gosto. Não era. Pior ainda é saber que tem gente que concorda. Bota fé. Exalta o autor.

Por outro lado, felizmente, tem gente na luta. Interessadx em mudança. O documentário O papel que me cabe conta histórias anônimas, de mulheres que sofreram preconceito por ser mulher. Depois de ver esse documentário, cheguei mais uma vez à mesma conclusão: A culpa NÃO é nossa. Usar roupa curta, não justifica. Querer sair com quem quiser, não justifica. Ter o cabelo ou o corpo fora do “padrão” definido pela sociedade, não justifica. Ser mulher não justifica. Nada justifica o machismo, comentários, ataques diretos e indiretos. Preconceito velado. NADA justifica.

1. Tênis + corda. 2. Roupa fresca pros dias impossíveis de verão. 3. Vai ter cropped sim! E se reclamar, vai ter dois!. 4. Calça + iPod + porta dolar (pra carregar dinheiro, chave, iPod quando a calça não tem bolso).

 

Enfim. Depois do desabafo (hahaha!), finalmente decidi (tentar) estabelecer uma rotina de exercícios, criar resistência e preparar pro projeto Inverno 2015 (Sim. Inverno. Mais detalhes futuramente). Mentira. Nunca consegui estabelecer rotina pra nada. Mas estou tentando me exercitar seriamente dessa vez: caminhada intercalada com pequenos períodos de corrida (de levs!), pular corda e outros exercícios propostos pelo “7 Minutes work out” (não é publipost!). Baixei esse app e achei o máximo. Ele conta. Apita. Fala. Só não manda tomar água. Fácil de usar e configurar, telas amigáveis, uma belezinha. E o tempo passa tão rapidinho que nem parece que foram apenas sete minutos.

4905939590320923

Ainda não sei dizer o resultado nessa iniciativa de ano novo, mas eu já percebi que estou menos mal humorada (não que eu fosse SUPER mal humorada), menos brava e cabeça mais arejada. Além disso, estou tentando seriamente cortar (ainda mais) os junk foods (recusei Ruffles e McDonalds essa semana. YES!), voltando a beber água. Etc etc etc. Além disso, estou mais de bem com roupas de calor (shorts, cropped, regata,  legging pra correr…. porque ninguém merece passar um dia de 32° usando camisa de manga e calça comprida).

935739580320503202

E pra acompanhar essa minha rotina, a trilha sonora foi dos meus lindos de Liverpool ❤ (lista abaixo e disponível no Grooveshark)

1. Ob-La-Di, Ob-La-Da
2. Drive My Car
3. A Hard Day’s Night
4. All You Need Is Love
5. Baby You’re A Rich Man
6. Love Me Do
7. Penny Lane
8. Help!
9. Hold Me Tight
10. She Loves You
11. All My Loving

 

Até a próxima!

Flavia

x

Leave a Reply

