Contos

Eu acredito em seis coisas impossíveis antes do café da manhã.

Ainda não consegui entender, em toda a sua amplitude, se a vida é um jogo de sorte ou azar. Se ela funciona no ganha-ganha. Se acontece na base da troca. Se é sincronicidade ou pura coincidência.

Não consigo me decidir se são seis graus de separação, efeito borboleta, teoria do caos. Se existe uma matemática ou se é pura física quântica: valores parcialmente conhecidos e resultados incertos.

Me parece mais plausível acreditar no País das Maravilhas, no Asteróide B 612, na Terra do Nunca, na Luz Verde. No navio Pérola Negra. Nas vantagens de ser invisível.

Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então. Não é que eu goste de complicar as coisas, elas é que gostam de ser complicadas comigo.

Sorriu compreensivamente – ou muito mais do que isso. Era um desses raros sorrisos que têm em si algo de segurança eterna,um desses sorrisos com que a nós talvez nos deparemos quatro ou cinco vezes na vida. Um sorriso que, por um momento, encarava – ou parecia encarar – todo o mundo infindável, e que depois se concentrava em nós com um preconceito irresistível a nosso favor. Um sorriso que nos compreendia só até o ponto em que nós queríamos ser compreendidos, que acreditava em nós como nós gostaríamos de acreditar, assegurando-nos que tinha de nós exatamente a impressão que, na melhor das hipóteses, esperávamos causar.

Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.
Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.

Ela lhe contou histórias, ele a ensinou a voar… Amavam-se, mas ele não queria crescer…

Acreditava na luz verde, no futuro orgástico que, ano após ano, recua diante dos nossos olhos. Nessa altura iludiu-nos, mas não importa – amanhã correremos mais depressa, esticaremos mais os braços… E uma bela manhã…Assim vamos persistindo, como barcos contra a corrente, incessantemente levados de volta ao passado.

Para que seja possível planejar um novo futuro.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s