Cinegrafia, Cotidiano

O menino e o mundo

A premiação mais aguardada do cinema está logo aí. E assim como no ano passado, ouvi alguns comentários descontentes referentes aos indicados para o Oscar (além das manifestações sobre ter ou não negros sendo indicados, boicotes à cerimônia, etc). Confesso que fiquei surpresa quando vi que havia um filme brasileiro entre os possíveis indicados (e a lista oficial nem havia sido divulgada). Também pensei que, com Inside Out na lista, um filme brasileiro não teria chance alguma. Alguns dias depois, lá estava ele: O menino e o mundo.

Um filme que até então nunca tinha se ouvido falar, estava sendo mencionado em todos os jornais. E eu fui atrás. E assisti.

O menino e o mundo é um filme que retrata a triste realidade com uma doçura sem tamanho. De forma singela e leve, com um traço simples, mistura de texturas e linguagens, mostra as aventuras de um menino que vai atrás do seu pai, que mudou-se para a cidade grande, em busca de uma vida melhor. Aventuras vividas por muitos brasileirinhos e brasileirinhas, crescidos ou não.

A trilha sonora dá a cadência que me fez viajar junto com o menino. É genuinamente brasileiro. Traz cenas vividas por muitos de nós, que às vezes esquecemos (ou preferimos esquecer). É a realidade vista aos olhos de uma criança.

Inside Out também é ótimo. É divertido. Engraçado. Colorido. 3d. Cheio de coisas. Este prêmio já é da Disney. Mas sem nacionalismo, só a opinião sincera, de um coração emocionado: minha torcida é para O Menino e o Mundo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s